Ouvir música no trabalho pode aumentar a produtividade

Eu ainda não tinha definido a pauta do artigo da semana que iria para o blog quando meu fone de ouvido quebrou. Assim percebi o quanto é difícil me concentrar para escrever quando não estou ouvindo música e me surgiu a dúvida se isso só acontecia com quem trabalhava com criação.

Pesquisando sobre isso vi que um estudo recentemente realizado em uma Universidade de Miami, apontou que quem ouve música durante uma tarefa no ambiente profissional consegue concluí-la mais rápido, além de ter as melhores ideias, já que a melodia também altera o humor.

O som colabora na liberação de dopamina, uma substância que causa a sensação de bem-estar e reduz os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. Quando a pessoa está estressada por algum motivo, tende a tomar decisões precipitadas ou ter um foco um pouco limitado de algum problema.

Distrações no ambiente de trabalho, como telefone tocando e conversas paralelas, são coisas que desviam a atenção e podem atrapalhar no rendimento, por isso quando está ouvindo um som o indivíduo pode se manter mais focado nas suas atividades.

São inúmeros benefícios que a música pode trazer no horário de expediente, além de ajudar na concentração. Ela motiva as pessoas, beneficia o humor, pode colaborar na interação do time, estimula a criatividade, auxilia na produção, motiva, relaxa e até levanta a autoestima.